segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Detox days: um cardápio para encarar a dieta sem sofrer


  (Foto:  )
Uma vez compreendido o mecanismo de ação do detox, chega hora de saber o que é proibido e o que é permitido consumir. Para ajudar na tarefa, a nutricionista Cristina Trovó elaborou o cardápio para um dia da detox com 1300 calorias, boa opção para quem também busca perder alguns quilinhos no processo.

Essa é uma sugestão que pode ser seguida por 5 a 10 dias, mas fique à vontade para substituir itens do menu abaixo por alternativas da lista de alimentos liberados. E lembre-se: melhor 5 dias bem feitos do que 10 sem levar à sério.

PERMITIDOS: agrião, brócolis, couve, couve-flor, legumes e frutas orgânicas, carnes brancas magras sem hormônio ou antibióticos, cereais integrais, leguminosas, castanhas variadas, sementes e muito líquido, como água, água de coco e chás. Dê preferência a temperos naturais como ervas, curry, alho, cebola, gengibre.

PROIBIDOS: peixes grandes como espada, cação, cavala e arenque; carnes vermelhas, alimentos industrializados ou com alto potencial alergênico (soja, leite e derivados), cereais refinados, açúcar e adoçantes artificiais, doces, refrigerantes, café e bebida alcoólica. Evitar excesso de sal e temperos prontos.

Observação importante: “Na dieta detox a hidratação é fundamental: durante o dia use chá de cavalinha e à noite chá de melissa”, aconselha a profissional.

Café da manhã
200 ml de suco de 1 Laranja com ½ maçã com couve, gengibre e 1 colher de sopa de polpa de banana verde
1 Tapioca com 1 colher de sobremesa de geleia de frutas sem açúcar e sem adoçante

Lanche da manhã
200 ml de suco de abacaxi com água de coco ou 200 ml suco de frutas vermelhas

Almoço
Salada de 2 colheres de sopa de quinoa com 5 tomates cereja, manjericão e mix de folhas verdes, temperadas com limão e 1 colher de chá de óleo de macadâmia
1 filé de peixe de 100 g ao molho de ervas
Brócolis no vapor
2 colheres de sopa de arroz integral com açafrão
1 unidade de maçã assada com canela

Lanche da tarde
200 ml de leite de arroz batido com banana, mamão e semente de linhaça ou 200 ml de chá de erva-cidreira gelado batido com melão

Jantar
200 ml sopa de abóbora com hortelã
Salada de rúcula com laranja e kiwi
100 g de frango orgânico assado com tomate e cebola

Ceia
Salada de frutas com chia ou damasco seco

Fonte: vogue.globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário